Loading

Familia Panades é Motostory

A família Panades é uma destas que milita no motociclismo brasileiro a gerações, sempre ocupando posição de destaque, seja no esporte, na indústria ou na área de comércio e de serviços. Muita gente já ouviu falar de Miguel Panades, personagem constante do mercado de motocicletas, que já foi piloto, dono de concessionária e mecânico preparador. Miguel, amigo de Aurélio e Coelho “Desde sempre”, tem estreita ligação com a família Barros, tendo feito parte da própria história Alexandre em diversas fazes da sua carreira, assim como do filho Lucas.

Miguel Panades (4o), Marcelo Scalopi (2o), Netinho (1o), em Interlagos, Abril de 1980 – Foto acervo Panades / Motostory – P.S.: O terceiro colocado não foi identificado. Alguém pode ajudar?

Outros conhecem a família por que em algum momento fez um curso de pilotagem com seu filho Leandro Panades, ele mesmo um excelente piloto de motovelocidade com larga experiência nas pistas.

Leandro Panades, com 8 ou 9 anos, pilotando uma Yamaha TT 125 – Foto acervo Panades / Motostory

O pai, Miguel, tratou de oferecer as melhores oportunidades ao filho assim que ele conseguiu subir em uma motocicleta.

Equipe Panades (Leandro é o piloto) no Mundial de Motovelocidade no saudoso autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, em 2001, cat. 125 – Foto acervo pessoal

Outros ainda conhecem o Marc Panades, ou o Marcelo Panades, ou o José Luiz Panades. Na verdade o José Luiz não são muitos que conhecem, mas o Nenê sim, este é famoso.

Leandro Panades hoje divide seu conhecimento com outros motociclistas em cursos de pilotagem – Foto Vinicius Ferraz / acervo pessoal

Todos estes “Panadeses” são do mundo da moto, motociclistas e comerciantes, preparadores e pilotos. Todos vivem e respiram motocicletas, na verdade vivem para e das motocicletas. Mas, o que muita gente não sabe é que a paixão por duas rodas começou uma geração antes, com um outro Miguel.

Taça Centauro em Interlagos, 1973. Miguel Angelo Panades Carrilo foi sétimo na prova de anel externo e décimo segundo na pista completa, com uma Suzuki 350 – Foto acervo Panades / Motostory

Miguel Panades Valles, precursor da família no tema motocicletas, foi, entre outras coisas, funcionário da Monark quando a empresa fabricava / montava no Brasil as famosas Jawa.

Desfile de 7 de Setembro de 1958, no bairro do Pacaembú, em São Paulo. O segundo na fila do meio é Miguel Panades Valles, na época funcionário da Monark, fabricante no Brasil das Jawa 250. Todas as motos neste desfile são Jawa Monark – Foto acervo Panades / Motostory

Como dá para perceber, esta história não poderá ser contada “apenas” neste post. Assim, é nosso compromisso (Panadeses e Motostory) mostrar os detalhes de mais uma saga motociclística brasileira.

Carlãozinho, Leandro (com a foto do avô na mão) e Miguel Panades com a sua própria foto dos tempos de piloto – Foto Carlãozinho Coachman / Motostory

 

“Panadeses” são Motostory!

 

4 comments

  1. Parabéns pela matéria. E Parabéns para a família Panades, três gerações de apaixonados por motocicletas. Não apenas apaixonados, mas sim profundos conhecedores em todos os aspectos, desde a mecânica até o difícil motociclismo de competição! Nasceram com a motocicleta ao lado do coração!

    1. Obrigado Paulo… Os Panades são realmente especiais e um destas famílias que fazem diferença na História do Motociclismo Brasileiro!

Leave a Reply