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PNT-TT 2018, por Edgard Soares (Neto)

PNT-TT (PÉ NA TÁBUA – TIRA TEIMA DE MOTOS HISTÓRICAS) BARRA BONITA 2018

Aconteceu entre os dias 13 e 15 de Julho, Barra Bonita – SP, cidade turística às margens do Rio Tietê, tradicionalmente conhecida por sua Eclusa, distante 300 Km da Capital, o fabuloso encontro de motos clássicas PNT-TT 2018 (Pé na Tábua – Tira Teima de Motos Históricas) agora em sua 4ª edição.

O evento é um misto de exposição de motos clássicas e corrida ao mesmo tempo, o “tira teima”, ou TT, onde os proprietários das motos clássicas que estão em exposição, também podem colocar suas belas máquinas para rodar dentro de uma pista de acordo com categorias. Elas se dividem entre ano e modelo/estilo de motocicleta (que podem ir até início da década de 80), além de uma categoria exclusiva para as mulheres, a Categoria Batom, que contou com a ilustre presença de Katia Zopello, proprietária de uma linda motocicleta Indian Scout 741 de 1942.

Katia Zopello e Erick, com Carlãozinho Coachman – Foto Katia Zopello

 

Categoria Batom no PNT-TT de Barra Bonita 2018 – Foto Katia Zopello

Para cada edição do evento uma marca de moto é escolhida para ser homenageada, e neste ano de 2018, a escolhida foi nada mais, nada menos, do que a monumental marca inglesa Norton, que está comemorando seus 120 anos. Segundo informações dos organizadores, o evento bateu todos os recordes nesta edição, contando com cerca de 220 motos em exposição, dentre elas mais de 30 motos da marca Norton, e 130 motos inscritas para a corrida. Logo na entrada do centro de exposição, o visitante era recepcionado com um banner gigantesco contendo uma foto histórica para o motociclismo nacional, a largada de uma corrida internacional que aconteceu em São Paulo-SP, no Autódromo de Interlagos, em homenagem ao “IV Centenário da cidade de SP”, aonde pilotos internacionais vieram disputar a prova e alguns pilotos brasileiros também tiveram a oportunidade de participar, como por exemplo, meu avô Edgard Soares. Ele disputou a prova com uma Norton Manx 500 e, excepcionalmente correu com o #17, ao invés do tradicional #46 com o qual se consagrou campeão por algumas vezes.

Edgardo Soares (Neto) ao lado da Norton com o numero 46 em homenagem a seu avô, uma iniciativa de Alex Machado e Andre Biagi, de Ribeirão Preto – Foto Edgard Soares

Falando rapidamente sobre a corrida em homenagem ao “IV Centenário de SP”, digo que foi uma corrida histórica para o motociclismo brasileiro, pois se tratava de uma prova internacional e contou com a presença de grandes nomes do motociclismo mundial como, por exemplo, Ray Amm, que na época era o piloto oficial da marca Norton e Campeão Mundial.

Edgard Soares e uma de suas muitas Norton 46. Nesta foto ao lado do Governador de São Paulo Adhemar de Barros em 1949 – Foto Acervo Edgard Soares / Motostory

Particularmente digo que foi muito emocionante entrar no pavilhão onde as motos estavam expostas e, logo na entrada, me deparar com uma foto do meu acervo particular, que atualmente está cedido ao projeto MotoStory – A história da motocicleta no Brasil – embelezando a entrada do evento. Obrigado aos organizadores do evento PNT-TT e ao idealizador do projeto MotoStory, Carlãozinho Coachman, pela escolha da fotografia e pela menção em referência ao acervo da “Família Edgard Soares”.

Franco Bezzi Neto fotografado nas ruas de Santos na década de 1950 com sua belíssima e vitoriosa Norton Manx (14) – Foto Acervo Familia Bezzi / Motostory

Não poderia deixar de citar que os campeões Edgard Soares #46 e Franco Bezzi #14 foram homenageados logo na entrada do centro de exposição com seus respectivos numerais (“number plate”) nas motocicletas na marca Norton. Uma emoção sem tamanho poder ver de perto as motocicletas que um dia ajudaram nossos pilotos a escrever a história do nosso motociclismo! Obrigado ao amigo Alex Machado pelo lembrança.

 

No centro de exposição, o visitante teve a oportunidade de observar de perto diversos tipos de motocicletas clássicas, desde as mais comuns, até as mais raras. Motos de diversos anos, começando com modelos do início do Século XX até motos de 1980, modelos de turismo/passeio e competição, cilindradas desde 50cc até mais de 1000cc, como por exemplo, as exclusivíssimas HRD Vincent 1000 Black Shadow, que enchiam os olhos daqueles que ali estavam presente, inclusive do Sr. Danilo Afornali, Hepta campeão Paranaense de motovelocidade dentre os anos de 1960 e 1970 que ficou extremamente emocionado no reencontro entre piloto e máquina mais de 40 anos depois do último “encontro”. Segundo o próprio “Seo” Danilo, como carinhosamente é chamado, foi a HRD Vincent 1000cc Black Shadow a moto que mais lhe trouxe vitórias, onde, inclusive, por muitas vezes as corridas eram disputadas em piso de “saibro”. Já imaginou pilotar uma moto de 1000cc na década de 50, a mais de 200 km/h, sem equipamentos de segurança adequados como os atuais e em piso de terra batida?! Incontestavelmente era necessária muita habilidade para conseguir “domar” aquela máquina e, o Sr. Danilo, merece todo o respeito por suas conquistas sobre duas rodas.

O Sr. Danilo Afornali ao lado do filho Marcelo Eduardo Afornali e da Vincent com a qual venceu inúmeras provas – Foto Marcelo Eduardo Afornali

Para a alegria de todos, a emoção não ficou apenas na exposição das motos e se estendeu para a pista de corrida também. O “Seo” Danilo, hoje com 82 anos de idade, disputou a prova das motos “Vintage” com uma CZ 150 de 1951, restaurada por ele próprio e o filho Marcelo Afornali, exclusivamente para participar do PNT-TT 2018. Para aqueles que acham que “Seo” Danilo estava passeando pela pista de corrida, muito se engana. Como bom piloto e campeão que foi, levou a “corrida” e o “tira teima” a sério, acelerou muito forte, disputou posição, fez um traçado “diferenciado” com corta caminho pela terra na chicane no final da reta, e deixou muita gente para trás, conquistando no sábado a quarta posição em um total de 13 motos, e no domingo a segunda posição. A emoção tomou conta da torcida que estava assistindo a corrida. Sempre que o “Seo” Danilo passava, todos se levantavam e gritavam contagiados pela emoção nas disputas e ultrapassagens que o piloto estava realizando dentro da pista. Posso dizer que, particularmente, fui um dos privilegiados que tive o inigualável prazer em conhecer e conversar por um longo tempo com o Sr. Danilo Afornali, que inclusive foi muito amigo do meu avô Edgard Soares. Se conheceram na  época em que meu avô já era lojista na região da General Osório (Esquina do Veneno) em São Paulo nos anos 50/60. Poder conhecer um pouco mais sobre a história de vida deste campeão, e ainda mais também escutar histórias da época do meu avô, foi maravilhoso. Muito emocionante escutá-lo falar: “Quem diria que um dia eu iria conhecer o neto do meu amigo Edgard Soares! Saiba que, agora, você também mora no meu coração!” e, após escutar essa frase, recebi um forte abraço que tenho certeza que nunca mais na minha vida eu vou esquecer. Confesso que durante aquele forte abraço, e vendo aquele “senhor”, digo senhor entre aspas, pois de “senhor” fica apenas a idade de 82 anos e os cabelos brancos, pois certamente é um eterno jovem de espírito, tive a impressão de estar abraçando o meu próprio avô, e imaginei como seria vê-lo pilotando naquela mesma pista.

o Sr. Danilo Afornali com o neto do grande amigo Edgard Soares durante o PNT-TT 2018 – Foto Edgard Soares

A ideia do evento é muito bacana, pois proporciona ao proprietário da motocicleta clássica a oportunidade única de pilotar sua máquina, na pista, com total segurança e junto com outras motos similares, tudo com muito respeito e camaradagem, afinal, todos estão entre amigos! O evento também contava com uma estrutura de apoio aos pilotos que necessitavam realizar de última hora reparos em suas motocicletas e, excelente oportunidade para alguns para colocar literalmente a “mão na graxa”.

A oficina do PNT-TT 2018 funcionou a pleno vapor para colocar nossas relíquias na pista – Foto Katia Zopello

Para quem estava apenas de espectador, uma belíssima exposição de motocicletas estava a disposição dentro do pavilhão e, na pista, oportunidade única para se ver máquinas exclusivas rodando como, por exemplo, a estupidamente forte e imbatível máquina de competição dos anos 70, a Yamaha TZ350, neste caso do colecionador Bob Keller, que também é idealizador do ICGP Brasil (International Classic Grand Prix), que teve sua primeira edição no Brasil em 2016 no Autódromo de Goiânia, e neste ano em sua segunda edição que será realizada no início do mês de Dezembro no Autódromo de Interlagos em SP, segundo me foi informado pessoalmente pelo Bob durante uma conversa amistosa de fronte a pista enquanto aguardávamos o início da bateria onde sua TZ 350 iria participar.

Eduardo Pantoja, Andre Crivella e Edgard Soares no PNT-TT 2018 – Foto Edgard Soares

Fiquei muito feliz em poder estar presente também na 4ª edição do PNT-TT Barra Bonita, evento no qual eu tinha apenas visitado na primeira edição em 2015 e, agora, poder comparar e ver o quanto o evento cresceu, e ainda certamente vai crescer. Fantástico, maravilhoso, sucesso garantido por mais muitos anos, recomendo a todos que participem das próximas edições deste, que costumo dizer, ser o “Goodwood Brasileiro”.

A marca homenageada do PNT-TT 2018 foi a inglesa Norton – Foto Katia Zopello

PARABÉNS A TODOS DA ORGANIZAÇÃO E AQUELES QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, TRABALHARAM PARA QUE O EVENTO FOSSE UM SUCEESO!!!

Edgard Soares (Neto), é Motostory!

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