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Nossas origens

Os primeiros personagens a marcarem época no motociclismo brasileiro.

Reportagem original publicada na edição 234 da Revista Motociclismo – Por Motostory – Carlãozinho Coachman

O hoje é resultado do que fizemos ontem… Amanhã, a consequência do que fizermos agora! Como ignorar a história? Curiosa a missão de vasculhar a história em busca das origens do motociclismo brasileiro, das motos e dos personagens que construíram o quinto maior mercado de motocicletas do mundo. É uma forma interessante de desvendar o passado, os caminhos que nos trouxeram até 2017, e de relembrarmos quem foram as pessoas e suas
motocicletas, que percorreram esta viagem de mais de um século de história.

PIONEIRISMO Antonio Lage e sua Harley-Davidson em fotografia da década de 1910. Talvez o primeiro grande nome do motociclismo nacional – Foto Acervo Edgard Soares / Motostory

Valorizar a história e seus personagens sempre foi o propósito primeiro do Motostory – a História da Motocicleta no Brasil. Desde que a ideia surgiu, ainda em 2004 (veja mais em motostory.com.br), nosso objetivo sempre foi manter viva a memória das pessoas que construíram nosso mercado. O que até certo ponto já esperávamos era descobrir novos personagens e suas histórias. O que não esperávamos era receber tamanho apoio desses personagens e seus familiares e descendentes. Assim, depois de 10 anos que deixei o comando da revista MOTOCICLISMO, retorno a estas paginas com um espaço chamado Collection, por Motostory, para dividir com vocês os resultados de anos de trabalho e dedicação na busca pelas nossas origens, seus personagens, suas histórias e, claro, suas motocicletas.

 

O princípio

Anúncio do Importador da Indian, Paul J. Christoph Co., em 7 de setembro de 1913 publicado no Jornal O Estado de São Paulo

Lidar com a história é algo libertador. Quando eu deixei a escola, a menor partícula conhecida do universo era o átomo… hoje sabemos que a coisa vai muito mais longe, ou muito mais dentro. Por isso mesmo, até onde sabemos, a primeira referencia de uma “motocycleta” no Brasil aparece em um anuncio de classificados do jornal O Estado de São Paulo de 1904. Uma “Motocycleta Peugeot de 2,5 HP, em bom estado de conservação.” Aliás, entre 1904 e 1909, os anúncios aparecem apenas na seção de classificados e a única marca identificada é a Peugeot. Os outros anúncios fazem apenas referencia à motocycleta, ao seu estado de conservação e a potência, descrita em cavalos. Não se falava da cilindrada como fazemos hoje. As poucas notas reportam apenas alguns episódios com motos em outros países.

Anúncio da Casa NSU de Carlos Schleiffer, “Único agente exclusivo”. Notem que a potencia das motos, com ou sem side car, é o destaque principal. Jornal O Estado de São Paulo em 14 de setembro de 1913

 

Na década seguinte aparecem os primeiros importadores ditos oficiais e outras marcas entram em cena. Harley-Davidson, Indian, Henderson, Cleveland, Excelcior, Wanderer, além de empresas como Paul J Christoph Co., Antonio do Santos, A. Dias Carneiro, Auto Geral e AutoSport são algumas das importadoras da época.

Anúncio de A. Dias Carneiro em 4 de novembro de 1916 oferece Motocyclos Harley-Davidson – O Estado de São Paulo

 

Anúncio de Antunes dos Santos e Cia oferece Motocycletas Henderson no dia 26 de junho de 1919, no Jornal O Estado de São Paulo

 

A riqueza dos acervos familiares 

 

Entre os anos de 1910 e final da década seguinte, começam a surgir os documentos e personagens que reconhecemos até hoje. A motocycleta era importada naqueles tempos e chegava ao Brasil através de seus dois principais portos, no Rio de Janeiro, então capital federal, e em Santos, SP, distante apenas 60 km da já mais importante cidade da economia brasileira, São Paulo. Estes mais remotos documentos chegaram até nós através de três famílias, os Ceccarelli, de Campinas, Edgard Soares, de São Paulo, que nos trouxe também o álbum de um personagem até então desconhecido por nós, Antonio Lage, e os Bezzi, de Santos. Certamente, a razão pela guarda deste incrível acervo tem a ver com o fato de que o motociclismo impregnou nestas famílias no início do século 20 e perdura até os dias de hoje através de seus descendentes. Muitos deles são motociclistas envolvidos com o esporte ou com o negócio, outros “apenas” motociclistas. Outros acervos mais recentes, não menos importantes, estão conosco para trabalho, digitalização e pesquisa desde os primeiros dias de nosso projeto. Com muita paciência, Denisio Casarini, Edmar Ferreira, Gilmar Vidal, Aguinaldo Fonseca, Alex Barros, a família Tognocchi, Santo Feltrin, Antonio Jorge Neto, nos confiaram seus originais. Muitos mais nos enviam regularmente arquivos digitais e dicas que nos ajudam a montar esta verdadeira colcha de retalhos. Colecionadores, clubes, organizadores de eventos e encontros, fãs do “antigomotociclismo” têm ajudado diariamente. Obrigado, mais uma vez!

 

O que sabemos até o momento

AS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES – Entrega de prêmios de prova realizada em Campinas, SP, na década de 1920. Á
esquerda, e não no centro como publicamos na Motociclismo, de braços cruzados e malha escura, Constante Ceccarelli – Foto Acervo Família Ceccarelli / Motostory

Os primeiros documentos das décadas de 1910 e 1920 mostram alguns nomes que dominaram as primeiras corridas em terras brasilis. Antonio Lage, personagem trazido a nós por Edgard Soares, foi “o cara” das primeiras provas de motos (e muitas de carro também). Ele e sua Harley-Davidson, ou seu automóvel Manon, foram protagonistas
durante anos, mas não os primeiros vencedores. Em um recorte de jornal, cuja data anotada à mão mostra o dia 17 de abril de 1921, a publicação, escrita em italiano, retrata a vitória de Antonio Lage no “Campionato Motociclistico Paulistano – Stabilendo un meraviglioso record.” A reportagem ainda trás “O libro D’oro del Campionato” com os seguintes resultados:

• 1915 Alessandro Grazzini, N.S.U, 3, 1/2 HP,
Moto Club Italia – 3:55
• 1916 Adolfo Lupatelli, Triumph, 3, ½ HP, Soc.
Sportiva Paulista – 4:15
• 1917 Non disputato
• 1918 João Gual, Harley-Davidson, 8 HP, S.
S. Paulista, 3:43
• 1919 Guglielmo Spera, Triumph 2, ¼ HP,
Tourig Club, 4:20 3”
• 1920 Antonio Lage, Harley Davidson, S. S.
Paulista, 3:35 14 1/5

Reportagem extraída de jornal não identificado mostra Antonio Lage, Constante Ceccarelli e Luiz Bezzi, personagens que marcaram as primeiras competições no Brasil. Acervo Antonio Lage / Edgard Soares / Motostory

 

Naquele ano, Antonio Lage venceria as três voltas pelo Circuito de Itapecerica, totalizando 210 km, com o tempo recorde de “3 Ore e 35 14 1/5.” A lista de inscritos, que largavam a intervalos de três minutos, incluía: Guglielmo Spera, F. Piza, Luigi Zanetti, Alessandro Paiva e Antonio Lage. Pouco mais adiante no álbum de relíquias de Lage, dois outros nomes que marcaram época surgiriam nas reportagens.

Prova na região de Campinas, SP, década de 1920 – Foto Acervo Família Ceccarelli / Motostory

 

Constante Ceccarelli e sua B.S.A., de Campinas, bisavô do amigo e piloto Gustavo Ceccarelli, naufragava nas a areias alagadas da Praia Grande, em Santos, assim como o santista Luiz Bezzi e sua Guzzi, ambos com problemas em suas motocycletas. Mais uma vez, vitória de Lage.

Corrida realizada entre o final da década de 1910 e início da década de 1920, na região de Campinas, SP – Acervo Família Ceccarelli / Motostory

Analisando muitos outros materiais que nos chegaram, como aquele cedido pela família Ceccarelli, descobrimos muitos outros nomes, além das vitórias de Constante que aconteciam no mesmo período, tornando-se ídolo na região de Campinas ainda em meados dos anos 1920. Sobre os Bezzi ainda, as décadas em que pai e filho, Luiz e Franco, dominaram corridas no Brasil e na América Latina ao lado de outros tantos ícones da nossa história. Mas estes e outros personagens ainda serão desvendados ao longo de nossas publicações.

 

Concentração para a largada de uma prova nos anos 1920 – Detalhe. A moto que aparece em primeiro plano é uma Triumph de 1915. Exemplar igual a este foi restaurado por Marcelo Peixoto e está em exposição no Bar LM09 em São Paulo, que pertence a Leandro Mello, Foto Acervo Antonio Lage / Edgard Soares / Motostory

 

Fiquem conosco e obrigado pelo privilégio de mais uma vez estar aqui com vocês!

 

-Texto Carlãozinho Coachman
Fotos Acervo Motostory
por Motostory, para dividir com vocês os resultados de anos de trabalho e dedicação na busca pelas nossas origens, seus personagens, suas histórias e, claro, suas motocicletas.

 

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