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- Author: motostorybr
- Posted: October 11, 2018
- Category: Histórias
24 Horas do Brasil – Todos os inscritos 1952
As 24 Horas do Brasil foram disputadas 5 vezes em nossa história, nos anos de 1952 e 53, e depois em 1974, 75 e 76. O palco sempre foi Interlagos e as histórias por trás de cada edição ainda estão guardadas nas memórias de seus protagonistas. Das provas dos anos 50 ainda nos restam poucas testemunhas vivas ainda por registrar em nossas câmeras. Dos anos 70, muitos dos protagonistas estão ai, esperando uma oportunidade para falar sobre o tema. A dupla vencedora de 1976 esteve conosco em Indaiatuba, SP, e nos contaram causos extraordinários e muito mais sobre as provas e muito mais. Este encontro, e outros ainda por mostrar, nos motivaram a escrever a reportagem para a edição de Outubro de 2018 da revista Motociclismo. Lá, prometemos publicar aqui as listas de inscritos de todas as edições realizadas no Brasil. Graças a um enorme trabalho de pesquisa à colaboração de Dietmar Beinhauer e Guy Tilkens, e muitos outros, começamos a publicar este enorme conteúdo.
Em 1953 o patrocinador principal do programa das 24 Horas de Motocicletas, em Interlagos, eram os importadores Indian “Três Leões”. A empresa ficava na Av. São João, 1096, em São Paulo, e as motos apresentavam “inovações tecnológicas” como Garfo Telescópico e Quadro para Amortecedores.
Já a lista de inscritos fala por si… vou deixar para vocês lerem, mas vários sobrenomes que aqui aparecem estão vivos no motociclismo brasileiro através de seus filhos, netos e bisnetos.
Quer uma ajuda?
No1 – Ervino Boettcher, ou Paulistinha (escrito Boetcher), pai de Roberto Boettcher, multi Campeão de Motocross.
No6 – Caio Marcondes Ferreira e Edward Pacheco.
No7 – Wilson Fittipaldi (pai de Emerson e Wilsinho) – Sim… ele também corria de moto.
No20 – Louis Hamilton (Ué…?!? Como assim?!?)
No30 – Luiz Latorre e Lucilio Baumer (Latorre voce deve conhecer do centro da cidade em São Paulo, lá a “Esquina do Veneno” ou na “Boca”. Já o Lucilio Baumer, de SC, é pai do também Campeão Brasileiro de velocidade da década de 80, Lucilio Baumer.
No32 – Oswaldo Diniz e Franco Bezzi (um pouco mais sobre o Franco em https://motostory.com.br/pt/franco-bezzi-neto-nosso-muito-obrigado/)
No33 – Mauro Tomazine (pai do Riquinho e avô do https://www.facebook.com/mauro.thomassini)
N035 – Edgard Soares avô do https://www.facebook.com/edgardsoares46 e Milton Soares.
No50 – Jon Van Veen e Daniel Zuffo – Zuffo seria o patrocinador do evento de 1953 e também importador das icônicas Norton.
No54 – João Bovino e Salvador Amato. (Salvatore competiu brilhantemente até os anos 70 e ficou conhecido também por sua dedicação às Ducati)
No62 – Pedro Latorre e José Moré.
No73 – Walter Salles (?!?!? será um antepassado do cineasta?)
No75 – Luiz Bezzi (pai do Franco) e Aventino Gallone.
Encontrou mais alguém de quem você tem referencias? Mande para nós aqui no Motostory.
Notem também as marcas de moto (e alguns modelos) e veja que apenas os pilotos inscritos com Indian aparecem em negrito.
Ah! A dupla vencedora desta edição? Caio Marcondes Ferreira e Edward Pacheco, com sua BMW R68.
Olha a dupla ai embaixo.
Meu tio correu na categoria 500cc, o quarto nome na lista de inscrição,o nome correto é Evaldo Amorese.
Maluhy… que fantástico encontrar vocês… que maravilha isso… existem mais documentos para compartilharem conosco? Fotos? O Sr. Evaldo poderia gravar um depoimento para o Motostory?
Sou filho de Evaldo Amorese (23) e sobrinho de Esdras Martins (02), ambos na prova de 1952. Evaldo Amorese, 90 anos, ainda é fã da BMW até hoje. Vive em Curitiba, PR.
Nossa Rubens… que coisa maravilhosa… vocês tem guardados para compartilharem conosco? bárbaro isso!
O Edward Pacheco era irmão de minha mãe, meu tio “Devar”
Puxa Jary, que legal… você tem algo mais para nos contar sobre o Tio? Tem documentos para compartilhar? Fotos?