Loading

Motostory e Os anúncios de 1974

Muita coisa acontecia no Brasil em 1974. A Yamaha inaugurava sua fábrica em Guarulhos e dava início a uma nova fase da indústria nacional de motocicletas com a produção da primeira RD 50. A Honda também já tinha sua subsidiária no Brasil, mas ainda vendia “apenas” as importadas, enquanto a BMW era representada no Brasil pela importadora Munique e as campeãs do fora de estrada, as HUSQVARNA eram importadas pela KJF Wolff do Rio de Janeiro.

O importador oficial das motocicletas BMW no Brasil em 1974 era a MUNIQUE COMERCIAL IMPORTADORA DE VEÍCULO LTDA

Foi quando nasceu também a revista 2 Rodas Motociclismo, tendo na capa o piloto Uruguaio Gustavo Cerdeña, frequentador assíduo das provas de motocross e motovelocidade aqui no Brasil. Gustavo pilotava uma Maico e a foto foi tirada em uma prova disputada em Ribeirão Preto, vencida pelo “Touro do Paraná” Nivanor Bernardi.

Capa da edição número 1 da 2 Rodas Motociclismo em Julho/Agosto de 1974. O piloto Uruguai Gustavo Cerdeña, pilotando uma Maico, que regularmente competia no Brasil, foi o personagem da capa. A prova aconteceu em Ribeirão Preto.

Quando nasce um novo negócio ou um novo produto, muitas vezes é preciso ter anunciantes de coragem para o lançamento da primeira edição. Aqui estão todos os anunciantes da edição número 1 da revista, que apostaram quase às cegas em uma receita de sucesso que, depois de mais de 40 anos, segue firme nas bancas brasileiras.

Anúncio da lanchonete Jotas em 1974 – “Só existem dois!”

Tenho orgulho de dizer que participei bem de perto desta história entre 1982 e 1996, e que sigo amigo de editores e redatores.

Eliseo Domingos fabricava escapamento em 1974 – lá na General Osório

Duas Rodas marcou uma época e segue fazendo história!

Leave a Reply