Loading

Festival mObgraphia e Motostory juntos no Unibes Cultural

História Da Motocicleta No Brasil é parte Do Mobile Photo Festival Na Exposição São Paulo Em Movimento

Projeto Motostory exibe no evento parte de um acervo que retrata quase um século do motociclismo brasileiro.

Idealizado por Carlãozinho Coachman, um apaixonado por motocicletas, o projeto Motostory ganha no período de 5 a 24 de junho, sua primeira mostra aberta ao público, como parte do Mobile Photo Festival 2019 que oferece a Exposição São Paulo em Movimento, promovida pela produtora MObgraphia, na Unibes Cultural.  Criado com o propósito de contar a história da motocicleta no Brasil, o Motostory exibirá fotografias, reportagens de jornais e revistas antigos e outros registros como correspondências, anúncios e relações de inscritos de importantes eventos. No espaço haverá, também, obras dos fotógrafos Miguel Costa Jr., especializado em automobilismo, e de Mário Bock, motociclismo. Ambos aceitaram o desafio de realizar um ensaio inédito com o celular.

Ao Justiniano Proença, do Veteran Motorcycle Club do Brasil e do Moto Classic Museum, nosso muito obrigado pelo empréstimo da Matchless G80 de 1948 que pertenceu a Constante Ceccarelli – Foto Carlãozinho Coachman

“Quem visitar a exposição poderá conferir o contraste de dois mundos: a fotografia moderna do mobile através do olhar clínico destes grandes fotógrafos, e uma pequena mostra do acervo histórico do Motostory, que retrata quase um século do motociclismo brasileiro”, diz Coachman. A exposição é resultado de um conjunto de afinidades entre Coachman e Ricardo Rojas, idealizador do MObgraphia. Os dois se conhecem há décadas e decidiram unir os trabalhos em prol do tema mobilidade.

Foto do amigo e idealizador do mObgraphia Ricardo Rojas – Foto Thiago Albuquerque

“Acompanho o trabalho do Rojas há anos. Falamos durante muito tempo sobre trabalharmos em um projeto em conjunto e o tema do festival deste ano nos permitiu concretizar este plano. Quando ele nos convidou para expor, aceitamos na hora”, explica Coachman.

O propósito do Motostory é recontar, através de inúmeros elementos visuais, a história da motocicleta, que, aos poucos, se transformou em paixão mundial, sendo impossível falar sobre a vida em grandes metrópoles sem discorrer sobre sua importância no processo de deslocamento. Para Coachman, muito mais que paixão, o modal ajuda a recontar momentos marcantes da história do país.

“São muitos os adjetivos e definições cabíveis às motocicletas. Já foi descrita como objeto de desejo, como bicicleta motorizada, foi sinônimo de juventude, rebeldia e liberdade. Se nos atentarmos aos nomes, fica nítido que cada um deles corresponde a um momento histórico e econômico, o que por si só já serve como justificativa para tamanho interesse dos brasileiros por este meio de transporte”.

O Motostory conta com o patrocínio de Alemão Pneus, Grupo Nacar e Moto Remaza, e é uma realização de Oi Nêga! Content, Pix Haus e SD&Press.

Exposição São Paulo em Movimento

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo

Data: de 05 a 23 de junho.

Horário: das 10h às 19h

*Entrada gratuita

Mais informações: www.mobgraphia.com

Leave a Reply