Loading

Encontros Motostory: Pioneiros do Cross

Foi no dia 8 de abril de 2015 que o Motostory proporcionou o reencontro de Pedro Bernardo Raimundo, o Moronguinho, Roberto Boettcher e Alvaro Cândido Filho, o Paraguaio, depois de mais de 30 anos sem se reunirem. Este evento, que reuniu a nata da história do cross no Brasil, seus primeiros ídolos e gerações de campeões, aconteceu no Frangaria, em São Paulo, e contou com o apoio de Curtlo, Bieffe, Mormai Knee Braces, Casa Fernandes de Pneus, America Sports, Feltrin Motosport e Alemão Pneus.

08/04/2015 – Encontros Motostory: Motocross – Lendas do cross – Foto Haroldo Nogueira / Motostory

Além das três lendas mencionadas acima, foi uma noite para relembrar aquele que certamente foi o primeiro grande ídolo do motocross nacional, Nivanor Bernardi. Uma de suas motos, uma Yamaha MX 250 de 1973, hoje na coleção da Sacramento, foi cedida pela Motorani e exposta no evento, modelos raro de se ver no Brasil, graças às regras de importação temporária para estas motos vigentes naqueles anos de importações proibidas. A grande maioria das motos de nosso ídolos era devolvida para a receita federal na época, para serem destruídas. estas, Felizmente, se salvaram!

A Yamaha MX 250 de 1973 que pertenceu a Nivanor Bernardi (Motorani) – Foto Haroldo Nogueira / Motostory)

Mas a noite foi, como tem sido, de encontros e reencontros. Estiveram presentes alguns dos maiores pilotos de cross de todos os tempos, como Jorge Negretti, Carlos Ourique Scateninha, Mauricio Scarano, Nuno Narezzi, Claudio Teixeira, Roque Colmann, Geraldo Starling, João Toledo (sim, o Mr. Suzuki foi um dos grandes do cross paulista e brasileiro nos idos anos 70), Cristiano Lopes, Rafael Ramos e o então Campeão Brasileiro da MX2 Hector Assumpção, Rogerio Nogueira, hoje Deputado Estadual, Wellington Valadares e Léo Dias.

08/04/2015 – Encontros Motostory: Motocross – Moronguinho, Tucano, Paraguaio, Boettcher e Hector Assumpção – Foto Haroldo Nogueira / Motostory

Além destes, personagens que marcaram época como o empresário Pedro Faus, responsável entre outras coisas pela criação da equipe Amparo Racing, da Revista Motosport, das etapas de Mundial que aconteceram em Campos de Jordão e da ida de Alex Barros para o Mundial de Motovelocidade.

08/04/2015 – Encontros Motostory: Motocross – Pedro Faus e Claudio Teixeira – Foto Haroldo Nogueira / Motostory

Antonio Sequeira, ele próprio um ex-campeão de Motovelocidade e ex-chefe de competições da Honda durante a era de ouro de Moronguinho, Paraguaio, Paraibinha e tantos outros.

08/04/2015 – Encontros Motostory: Motocross – Moronguinho e Antonio Sequeira – Foto Flavio Graná / Motostory

No dia do evento, sempre um desafio para nós do Motostory, momentos inesquecíveis dentro do carro com Moronguinho e Boettcher. No meio da conversa, soltei: “Ai Seu Elói, como dói!” Moronguinho caiu na gargalhada… Disse a ele: “Foi meu pai quem disse que, de quando em quando, ouvia você soltando esta frase para o Eloi Gogliano.”… sem conseguir para de rir, Moronguinho confessou: “É verdade! a primeira vez estávamos em um Latino Americano, se não me engano. Como corríamos as duas categorias, 125 e 250, e cada uma delas tinha treinos, tomada de tempo e duas baterias cada, ficávamos destruídos no final do dia. Estava alinhado para a largada da ultima bateria de 250 e o antebraço estava dolorido. Eu mexia nele quando o Eloi se aproximou com aquela cara de que pergunta – O que foi, que cara feia é essa? – respondi na – Ah Seu Eloi, como dói! – e o Carlão deveria estar por perto… Como você foi lembrar disso, Carlãozinho?

Nivanor (11) e Moronguinho (1): “Olhando para a moto do Niva está o Joel da Motoryama, meu primeiro patrocinador. Olhando para minha está o Borgoni, meu mecanico e preparador, grande amigo.” Foto e legendas Acervo Moronguinho / Motostory

 

Essas e outras histórias foram contadas durante o programa Supermotor, do Bandsports, comandado pelo amigo Celso Miranda, ele próprio um Motostory.

08/04/2015 – Encontros Motostory: Motocross – Maurinho, Moronguinho, Celso Miranda, Paraguaio, Flavio Grana e Boettcher – Foto Flavio Graná / Motostory

 

Realização: Motostory – A História da Motocicleta no Brasil

Patrocinio: CURTLO, Alemão Pneus, Casa Fernandes de Pneus, Bieffe, Mormaii Knee Braces

Co-Patrocínio: Feltrin Motosport, America Sports

Apoio: CBM, FPM, SHEZ Fotografia, Tayo, Moto 1000 GP, Band Sports (Você Merece), Frangaria, Boi Motos, Sig Visual

 

Leave a Reply