Loading

Encontros Motostory: Vida sob Pressão

O terceiro Encontro Motostory: Vida sob Pressão, foi de longe o que teve a maior carga emocional. Impossível falar da vida de Milton Benite sem falar de Walter Tucano Barchi e Arnoldo Bessa. Tucano, um dos maiores pilotos de motocicletas que o Brasil produziu, teve sua carreira intimamente ligada à vida do piloto e preparador Milton Benite, ou Pressão. Arnoldo Bessa, para quem não sabe, é o fundador da revenda Honda Comstar e foi, durante anos, o Gerente Geral da Formula G, outra revenda Honda que fez história durante a sua gestão.

A dupla dinâmica Arnoldo Bessa e Milton Benite em Mônaco… eles fizeram história juntos! (Foto: acervo Milton Benite / Motostory)

 

Eles já tinham uma rica história pregressa, mas ao se juntarem, transformariam a própria história do negócio e do esporte. Foi da união deles que algumas das mais incríveis conquistas da motovelocidade brasileira aconteceram. As equipe Formula G e Comstar que disputaram as provas de resistência na Europa durante o final dos anos 70 e início do 80 não tiveram “apenas” grandes resultados esportivos. Conquistaram o respeito e admiração de pilotos, chefes de equipe e fabricantes que, incrédulos, testemunharam a performance avassaladora destes dois times brasileiros.

A equipe Formula G fez história nas provas de longa duração com Walter Tucano Barchi e Edmar Ferreira. (Foto acervo Milton Benite / Motostory)

Mas, o destino cruzou o caminho deles. O grave acidente sofrido por Benite em 2007 quase ceifou sua vida, e a transformou profundamente. Tucano, ao saber do acidente, preferiu não ir ao hospital visitar o amigo. Nunca foi na verdade, ver nenhum amigo acidentado. “Nunca tive estômago pra isso, sabe? Você entende?” Esperou que a condição do Pressão melhorasse, mas ela não melhorou. Ai veio a culpa por não ter estado lá, naquele momento tão delicado.. o Pai, Irmão e amigo estava caído… e ele não teve coragem de ir ver.

Na época do acidente, Alex Barros ainda era piloto do Mundial, e fez questão de deixar sua mensagem de apoio. “Força Pressão” ainda vale amigo, força sempre!

 

O tempo passou e a distância só fazia aumentar… na verdade, o medo da rejeição de lado a lado foi criando um abismo entre eles. Um abismo que parecia intransponível!

 

Mas, a oportunidade estava ali, presente… A costura para o reencontro foi algo delicado, absolutamente emocional… “Será que ele quer me ver mesmo?”… “Tem certeza?”… “Como será que ele vai me receber?”… Estas e outras perguntas, vinham de lado a lado.

 

Mas, o dia de homenagear a vida e a carreira de Milton Benite chegou… e eles estavam lá… todos eles… amigos de diversas partes do Brasil e de diferentes gerações vieram reverenciar o “Pressão.”

 

Foi então que o encontro magico aconteceu… 10 anos depois…

3o Encontro Motostory – Vida sob Pressão – Reencontro magico entre Milton Benite e Tucano. Foto Sampafotos / Motostory

 

… e não poderia ter sido melhor. Foi por isso que começamos nosso trabalho. É por isso que fazemos o que fazemos. É por momentos assim que nuca desistimos. Nunca!

A lista dos ilustres presentes ao evento é enorme, mas ela “quase” fica menor… na verdade ela fica mesmo menor do que aquele momento magico do reencontro dos dois.

Mas, a turma que compareceu assusta. Os preparadores Renato Gaeta, Fernando Boi, Marcelo Peixoto, Roney Moreira, Agnaldo Charuto e Marcelo Peixoto estavam lá. Os pilotos Antonio Bernardo Neto, Denísio e Zeca Casarini, Walter Tucano Barchi, Adilson Cajuru Magalhães, Paolo Tognocchi, Vail Paschoalin, Alex Barros, Cesar Barros, Marco Greco, Paulo Mansi, Gustavo e Dedé Ceccarelli, Santo e Cecílio Feltrin, Wilson e Carmem Yasuda, Claudio Girotto Filho, Kurt Feichtenberger, o ex-presidente da CBM Carlos Paes de Almeida (Zé Galinha), os jornalistas Rubens Trípoli, André Ramos, Ismael Baubeta, Eduardo Zampieri, Laner Azevedo (Indian Motorcycles), Renzo Querzoli, Geraldo Tite Simões, Celso Miranda, Luciano Sampaio, Wel Calandria (Classic Riders Brasil), Othon Russo, David Takeo, Eric Granado, Alvaro Cândido Filho (Paraguaio), Quinho Caldas… a lista vai longe…

 

De vez em quando alguém me pergunta? Mas porque você faz todo este esforço mesmo?

 

Por isso!

3o Encontro Motostory – Vida sob Pressão – Reencontro magico entre Milton Benite e Tucano. Foto Sampafotos / Motostory

 

Leave a Reply