- Stats: 1914 6 0
- Author: motostorybr
- Posted: January 19, 2017
- Category: Notícias, Patrocínio, Vídeos
- Tags: Carlãozinho Coachman, Cobreq, Everton Mello, Marcelo Sanches, Marcoabel Moreira, Motostory – A História da Motocicleta no Brasil, Sandra Souza
Cobreq e Motostory 2017.
A Cobreq, um dos principais fabricantes de material de frenagem do país, renova sua parceria com o projeto Motostory para 2017. Conheça um pouco mais sobre esta empresa, pioneira no segmento e que faz parte do maior grupo mundial em produção de material de atrito.
Acompanhe a entrevista de alguns de seus principais executivos concedida ao Motostory no final de 2016, em suas instalações na cidade de Indaiatuba, SP, e conheça suas novas instalações na cidade vizinha de Salto.
A COBREQ, Cia. Brasileira de Equipamentos S.A. foi fundada em 28 de outubro de 1961 na cidade de São Paulo pelo imigrante português Manoel Joaquim D’Almeida, inicialmente a fábrica produzia produtos para mergulho, mas com o mercado automotivo em crescimento, a estratégia do grupo mudou o foco, em 1962 a COBREQ iniciou a produção de materiais de fricção, lonas de freios para a indústria automobilística.
Em 1969 a COBREQ tornou-se pioneira na fabricação de pastilhas para freios a disco no Brasil, seis anos depois se mudou para Indaiatuba, interior de São Paulo onde em 1984 produziu para o Ford Escort a primeira pastilha de freio sem amianto, fato pioneiro na indústria nacional de autopeças.
Em 2001 a COBREQ foi adquirida pelo grupo Alemão TMD Friction, um dos maiores produtores de materiais de fricção do mundo, com 15 plantas em 10 países, entre eles Alemanha e Estados Unidos.
Em 2011, o controle do grupo TMD Friction passa para o grupo japonês Nisshinbo Brake Inc., e assim se transforma na maior empresa do mundo em sistemas de freios.
Atento às oportunidades e as transformações do mercado brasileiro e sul americano, o Nisshinbo Group resolve ampliar suas instalações no Brasil depois de uma bem sucedida reformulação da operação brasileira. Com isso, a Cobreq dá início à construção de sua nova planta fabril na cidade de Salto, SP, que estará em plena capacidade operacional ainda neste ano de 2017. Esta nova unidade terá praticamente o dobro da área e o triplo de capacidade de produção quando comparada à antiga fabrica em Indaiatuba, relata Marcoabel Moreira, Diretor Presidente da Cobreq.
Com desempenho expressivo no mercado de produtos para motocicletas, a Cobreq chamou o interesse do Nisshinbo Group para uma área onde eles ainda não atuavam. Com isso, a nova unidade Cobreq também será a responsável pelo desenvolvimento e produção mundial de produtos para sistemas de freios de duas rodas. Novos materiais estão sendo utilizados novos materiais de frenagem, assim como nova e mais ampla linha de produtos relacionados ao sistema de freios estão sendo incorporados. O novo lema interno da marca é: “Pensou em sistema de freios, pensou Cobreq.”
Além disso, a nova unidade irá ampliar a competitividade da Cobreq também para o mercado externo, provando que é possível produzir no Brasil para vender no Mundo. “Fizemos nossa lição de casa!” afirma Marcelo Sanches, Diretor de vendas Aftermarket America Latina.
Com novos produtos e nova tecnologia, como os produtos de frenagem de base cerâmica desenvolvidos no Brasil, a empresa pretende cobrir 100% das necessidades da frota nacional de motocicletas em um curto prazo de tempo, afirma Everton Mello, Marketing Aftermarket Motopeças.
Mais informações sobre a Cobreq em www.cobreq.com.br