Loading

ICGP: Bertin, Conti e Sleigh vencem na Croácia

Brasileiro Bob Keller teve final de semana para esquecer: não largou na primeira corrida e teve problemas na segunda. Próxima etapa, em Mugello, dá sequência ao campeonato que terminará dia 23 de outubro em Goiânia.

 

Bob Keller e sua Yamaha TZ 250 L. (ICGP Brasil/Hendrik Jan Lotterman)
Bob Keller e sua Yamaha TZ 250 L. (ICGP Brasil/Hendrik Jan Lotterman)

 

A quarta etapa do ICGP 2016, realizada no final de semana passado em Grobnik, na Croácia, viu duas dobradinhas das motos Kawasaki KR na categoria 350 e duas vitórias do líder Colin Sleigh na 250. Na categoria mais potente, as vitórias ficaram divididas entre o italiano Michele Conti e o francês Guy Bertin, líder na pontuação. A próxima etapa acontecerá em Mugello neste final de semana (26 a 28 de agosto) e em seguida o ICGP fará a viagem para a etapa final em Goiânia, no dia 23 de outubro.

 

Guy Bertin (ICGP Brasil/Barry Clay)
Guy Bertin (ICGP Brasil/Barry Clay)

Bertin e Conte mostraram o favoritismo das Kawasaki KR na 350 nos treinos classificatórios, em que fizeram a pole position e o segundo lugar. Conti venceu a primeira corrida com 19 segundos de vantagem sobe Bertin; na segunda, o francês deu o troco e terminou menos de um segundo na frente do italiano. Na 250, Sleigh chegou à marca de sete vitórias e um segundo lugar nas oito provas já disputadas.

 

Don Gilbert (ICGP Brasil/Hendrik Jan Lotterman)
Don Gilbert (ICGP Brasil/Hendrik Jan Lotterman)

O brasileiro Bob Keller, que chegou a Grobnik como vice-líder do campeonato da 250, teve um final de semana para esquecer. Na primeira sessão classificatória, sua moto teve uma pane no virabrequim e o motor precisou ser trocado por um reserva que não estava amaciado. Na primeira corrida, realizada no sábado, Keller ficou parado na largada: uma porca do pinhão havia se soltado e sua participação acabou ali mesmo.

 

Jean-Marc Kurek, preparador da moto de Bob Keller. (ICGP Brasil)
Jean-Marc Kurek, preparador da moto de Bob Keller. (ICGP Brasil)

No domingo, dia da segunda corrida, o preparador da moto de Keller, Jean-Marc Kurek, descobriu que o motor reserva havia sofrido contaminação por água em componentes vitais, provavelmente por defeito em um anel de vedação no cabeçote. Keller alinhou com outra moto, também Yamaha TZ 250, mas da geração H, anterior à L utilizada habitualmente. Com pneus usados e sem um acerto ideal de carburação, o brasileiro ainda teve o cabo de embreagem quebrado na volta de aquecimento. “Como eu não ia conseguir largar parado, entrei devagar nos boxes e fui indo para a saída, de maneira a sair em movimento. Fui até o final e terminei em sexto na 250, mas corri o tempo todo preocupado com a possibilidade de travar o motor. Eu não tinha embreagem e a mistura de combustível ficou pobre. Para piorar, o marcador da temperatura se soltou do painel e ficou pendurado embaixo da moto”, relata. “Foi um final de semana dos infernos, mas já passou. Espero ter melhor sorte em Mugello”, finaliza Keller, já pensando na possibilidade de conseguir bons resultados no próximo final de semana (26 a 28 de agosto) na Itália.

As duas motos de Keller em Grobnik: TZ L (à direita) e TZ H. (ICGP Brasil)
As duas motos de Keller em Grobnik: TZ L (à direita) e TZ H. (ICGP Brasil)

 

Resultado final

 

Categoria 350

 

Pódio da primeira corrida da 350: Bertin (2º), Conti (1º) e Reuberger (3º). (ICGP Brasil)
Pódio da primeira corrida da 350: Bertin (2º), Conti (1º) e Reuberger (3º). (ICGP Brasil)

Prova 1 (12 voltas)

1) 52-Michele Conti (Itália), Kawasaki KR; 2) 55-Guy Bertin (França), Kawasaki KR; 3) 51-Werner Reuberger (Áustria), Yamaha TZ G; 4) 40-Bernard Fau (França), Morena; 5) 77-Andrew Muggleton (Grã-Bretanha), Yamaha TZ G; 6) 33-Richard Peers Jones (Grã-Bretanha), Yamaha TZ G; 7) 14-Leif Nielsen (Dinamarca), BSR; 8) 28-Guillaume Foureau (França), Yamaha TZ G; 9) 6-Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G; 10) 35-Patrice Fanchon (França), Yamaha TZ G. Não classificado: 116-Peter Howarth (Grã-Bretanha), Sankito. Não largou: 8-Antonin Kruzik (República Tcheca), Jawa 350 V4.

 

Categoria 250 (12 voltas)

1) 29-Colin Sleigh (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H; 2) 18-Stefan Tennstadt (Alemanha), Bakker Rotax; 3) 22-Mark Rogers (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H; 4) 34-Don Gilbert (Grã-Bretanha), Exactweld; 5) 65-Grant Boxhall (Austrália), Yamaha TZ L; 6) 4-Peter Balasz (República Tcheca), Jawa. Não classificados: 11-Michael Wild (Alemanha), Virus; 41-Bernard Tabarly (França), Armstrong. Não largaram: 21-Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ L; 3-Eric Saul (França), Chevallier.

 

A Jawa 350 V4 de Kruzik. (ICGP Brasil)
A Jawa 350 V4 de Kruzik. (ICGP Brasil)

 

Prova 2

 

Categoria 350 (12 voltas)

1) 55-Guy Bertin (França), Kawasaki KR; 2) 52-Michele Conti (Itália), Kawasaki KR; 3) 6-Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G; 4) 33-Richard Peers Jones (Grã-Bretanha), Yamaha TZ G; 5) 28-Guillaume Foureau (França), Yamaha TZ G; 6) 14-Leif Nielsen (Dinamarca), BSR; 7) 116-Peter Howarth (Grã-Bretanha), Sankito; 8) 35-Patrice Fanchon (França), Yamaha TZ G. Não classificados: 77-Andrew Muggleton (Grã-Bretanha), Yamaha TZ G; 40-Bernard Fau (França), Morena; 51-Werner Reuberger (Áustria), Yamaha TZ G; 8-Antonin Kruzik (República Tcheca), Jawa 350 V4.

 

Categoria 250 (12 voltas)

1) 29-Colin Sleigh (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H; 2) 34-Don Gilbert (Grã-Bretanha), Exactweld; 3) 18-Stefan Tennstadt (Alemanha), Bakker Rotax; 4) 65-Grant Boxhall (Austrália), Yamaha TZ L; 5) 41-Bernard Tabarly (França), Armstrong; 6) 21-Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ H; 7) 4-Peter Balasz (República Tcheca), Jawa. Não classificados: 11-Michael Wild (Alemanha), Virus; 22-Mark Rogers (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H; 3-Eric Saul (França), Chevallier.

 

Antonin Kruzik posa com sua rara Jawa 350 V4. (ICGP Brasil)
Antonin Kruzik posa com sua rara Jawa 350 V4. (ICGP Brasil)

Site ICGP Brasil: www.icgpbrasil.com.br

Facebook ICGP Brasil: facebook.com/icgpbrasil

Site ICGP Racing: www.icgpracing.com

 

LetraNova Comunicação

Luiz Alberto Pandini – MTB 22560

(11) 2367-0608 / 99122-6260

[email protected]

Leave a Reply