- Stats: 1214 2 0
- Author: motostorybr
- Posted: October 16, 2017
- Category: Notícias
Motostory – Mensageiro da Paz!
O ano que passou foi… digamos… “complexo”, mas também um ano de inúmeras conquistas para o Motostory – A História da Motocicleta no Brasil, e para mim, Carlãozinho Coachman. As coisas boas nem sempre aparecem na vida das pessoas vindas do lugar mais óbvio. No mês de outubro de 2017, por indicação dos amigos Luiz Augusto Barbosa e do casal Leonardo e Roseli Ugolini, todos da Associação Comercial de São Paulo, regional sul, fomos indicados para receber o Diploma e o troféu de Mensageiro da Paz, ação idealizada pelo imigrante italiano Gaetano Brancali Luigi.
A solenidade de entrega aconteceu na Câmara dos Vereadores de São Paulo para comemorar o Dia Internacional do Motociclista, em uma iniciativa do Vereador Toninho Paiva.
O Sr. Luigi foi uma das crianças sobreviventes da Segunda Guerra Mundial na Europa. Em meio aos horrores da guerra, teve sua juventude marcada pelo som de um sino, justamente aquele que avisava sobre os ataques aéreos que destruiram sua cidade. Mas, não foram os inúmeros toques avisando bombardeios, mas sim o último que ele ouviu que o marcou. Um toque sem fim… um badalar incessante que avisava que a Guerra havia chegado terminado.
Anos mais tarde, quando sua familia imigrou para o Brasil e foi viver em São Paulo, ele conheceu o Pateo do Colégio, no centro da cidade. Jovem, trabalhando na Associação Comercial que ficava logo ali perto, estranhou não ouvir o sino da capela tocar. Incomodado, um dia decidiu saber a razão para o silêncio e descobriu, triste, que o sino havia sido roubado. Inconformado, lembrou o siginificado daquele sino da sua infância, o Sino da Paz.
Não apenas ele conseguiu fazer com que a capela do Colégio recebesse novo sino, como criou ali o primeiro Marco da Paz em São Paulo, montando, do lado de fora das instalações históricas do Centro de São Paulo, um sino para que qualquer pessoa pudesse passar e tocar. Esta iniciativa que já atingiu outras cidades brasileiras e diversos países.
Assim, muito mais do que recebermos uma homenagem, a simples lembrança de nosso trabalho como referencia para tal honraria, nos encheu de energia para seguirmos adiante.
Aos amigos da Associação Comercial de São Paulo e ao Vereador, e também àqueles que nos apoiam, COBREQ, RIFFEL e Alemão Pneus, nosso muito obrigado.