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Baumer por Baumer

Você já deve ter lido aqui no Motostory uma matéria sobre o catarinense Lucílio Baumer, campeão brasileiro de motovelocidade em 1980. Acontece que voltamos a nos encontrar em Julho de 2017 em Interlagos. Era um evento realizado por Leandro Mello da MotorsCo, em parceria com a Federação Paulista de Motociclismo, revista Duas Rodas e o ICGP Brasil, e a participação do Motostory.

 

Olha a cara do Lucílio Baumer prestes a retornar a Interlagos para, mais uma vez, pilotar a Yamaha TZ com a qual se sagrou Campeão Brasileiro de 1980. Foto Motostory

Naquela oportunidade, Roberto Keller, responsável pelo ICGP Brasil e ele mesmo um piloto da categoria, conseguiu convencer os organizadores do evento a incluírem  algumas baterias de treinos para motocicletas clássicas de competição. Foi a desculpa que precisávamos para tentar juntar novamente alguns personagens que marcaram época no motociclismo esportivo brasileiro. Demos alguns telefonemas e descobrimos que Sidão Scigliano, Milton Cigano Adib e Denísio Casarini estavam em São Paulo. Denísio tratou de convidar o Aguinaldo Charuto Serra, ou Charutinho e eu me incumbi de ligar para Lucílio Baumer: “Lucílio, vamos colocar sua TZ para rodar em Interlagos novamente. Você não quer vir pilotar mais uma vez?” – Dava para perceber o sorriso crescendo no rosto dele só de ouvir a sua vós. “Claro que sim. Quando? Estarei ai.

Milton Cigano Adib, Sidão Scigliano, Charutinho (de pé entre as motos) Denísio Casarini, Carlãozinho Coachman (também de pé entre motos) e Lucílio Baumer em Interlagos / julho de 2017

Assim, mais uma vez pudemos desfrutar mais algumas histórias deste Catarinense campeão da velocidade e amante dos esportes a motor, e claro, desfrutar de sua agradável companhia.

Aproveitando a viagem, Lucílio nos trouxe mais um pouco de material a respeito de sua trajetória no esporte e um divertido texto com os principais destaques de sua carreira no esporte.

Baumer, por Baumer:

“Comecei a andar de moto aos 11/12 anos com uma Jawa (não as dos anos 50, esta era do final dos anos 30/40) garfo estilingue 2 tempos, 3 marchas na mão sepo duro.

Aos 14 anos ganhei a moto do meu Pai, uma moto GUZZi, ano 1956, coisa mais linda.

Aos 16 anos (1963) fiz minha primeira corrida com uma moto feita e preparada por meu Pai, a “Jararaca”. Motorização CZ e o resto uma miscelânea de componentes, oriundos de sucatas. Originalmente esta moto marca CZ foi oriunda do ferro velho de Luiz Bezzi (Santos) amigo de meu Pai. Ganhei a corrida, ganhei a segunda, etc…

Este início foi em Joinville, na pista Emílio Stock Senior. Velocidade na terra.

Motos que marcaram minha vida:

Velocidade na Terra

1 – A Jararaca (protótipo)

2 – A Capiranha (protótipo) feita por mim, motorização RD350 (AR) preparado. Adaptada para Terra (aro 21 frente, freio a disco, carroceria da XL250 ano 1976, etc…)

Lucílio Baumer pilotando sua “Baumer Protótipo CB 450” – Acervo Lucílio Baumer / Motostory

3 – Protótipo com motor CB450 construída por mim no estilo Short Track americano/Spedway. Também tinha apelido, mas não lembro os apelidos eram dados pelos fãs.

Lucílio Baumer em Tarumã – 21 de março 1973 – Campeonato Brasileiro – 1º Lugar – Acervo Lucílio Baumer / Motostory

Velocidade asfalto

1 – Yamaha RD350 com Kit TR3. (Veloz com uma boa relação peso potência).

2 – Yamaha TZ 350F chassis Nico Backer (desempenho sem comentários).

3 – Yamaha TZ250 ano 1983. A minha melhor moto. Se adaptou bem ao meu tipo físico.

4 – Yamaha TZ250 DeltaBox

Baumer com sua ultima moto de competição em motovelocidade – Yamaha 1986 TZ 250 Deltabox – Acervo Lucilio Baumer / Motostory

 

PRINCIPAIS CONQUISTAS:

1 – Vice-Campeão Brasileiro categoria Esporte até 500cc (1975) Yamaha 350cc

2 – Campeão Brasileiro categoria Esporte até 380cc (1978) Yamaha preparada kit TR3

3 – Campeão Brasileiro categoria 350 especiais (1980) Yamaha TZ 350

4 – Campeão Paranaense categoria 350 (1977)

5 – Campeão Catarinense categoria 250cc (1988)

6 – 3º colocado Latino Americano 350 Especial (1980) Yamaha TZ 350

7 – 5º Colocado Latino Americano 350 Especial (1981) Yamaha TZ 350

8 – 1º lugar Copa Internacional Centro Motobilistico Uruguai (1984) Yamaha TZ250

Copa CMV (Uruguai, Montevidéu – 1984) Circuito de Rua – 1º Lugar – Acervo Lucílio Baumer

9 – Vice Campeão Paulista (1984) Yamaha TZ250

10 – Vice Campeão Paulista (1985) Yamaha TZ250

11 – Em Joinville, pista Emílio Stock Senior, 5 anos invicto (1975 à 1979) categorias 250 e Força Livre (Velocidade em pista de Terra).

Lucílio Baumer na Pista Emílio Stock Sênior de veloterra – Joinville – Acervo Lucílio Baumer

 

PARTICIPAÇÕES DESTACÁVEIS:

1 – Copa Brasil (Internacional) Interlagos (1980)

2 – Latino Americano Venezuela (1980)

3 – Latino Americano Chile (1981)

4 – Copa Brasil (1981)

5 – Gran Prix da República Argentina (1981)

6 – Gran Prix da República Argentina (1982)

7 – 100 milhas Daytona (Fórmula II) – 1984

8 – Campeonatos Brasileiros a partir de 1975 (Moto Velocidade)

Baumer em Goiânia (2ª do S) TZ 250 – Acervo Lucílio Baumer / Motostory

FRUSTAÇÕES:

1979 – 1º ano na categoria Especial com a TZ 350F novinha. Foi um desastre, a forma de pilotar era diferente em relação as minhas motos anteriores. Porém, aprendi rapidamente! O restante foi só alegria.

Baumer com os dois braços quebrados, resultado de acidente na curva da junção – Interlagos 1973 – acervo Lucílio Baumer / Motostory

LIÇÕES DO ESPORTE:

Com vocação e determinação tudo é possível.  Sendo seu único adversário, o “tempo” e, se ele te vencer hoje, continue na luta, pois o vencerás amanhã. Lembre-se, sua espiritualidade é eterna.

Pódium Interlagos com Tuco e Marco Greco – idos de 1984 – Acervo Lucílio Baumer / Motostory

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