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- Author: motostorybr
- Posted: August 23, 2017
- Category: Personagens
Baumer por Baumer
Você já deve ter lido aqui no Motostory uma matéria sobre o catarinense Lucílio Baumer, campeão brasileiro de motovelocidade em 1980. Acontece que voltamos a nos encontrar em Julho de 2017 em Interlagos. Era um evento realizado por Leandro Mello da MotorsCo, em parceria com a Federação Paulista de Motociclismo, revista Duas Rodas e o ICGP Brasil, e a participação do Motostory.
Naquela oportunidade, Roberto Keller, responsável pelo ICGP Brasil e ele mesmo um piloto da categoria, conseguiu convencer os organizadores do evento a incluírem algumas baterias de treinos para motocicletas clássicas de competição. Foi a desculpa que precisávamos para tentar juntar novamente alguns personagens que marcaram época no motociclismo esportivo brasileiro. Demos alguns telefonemas e descobrimos que Sidão Scigliano, Milton Cigano Adib e Denísio Casarini estavam em São Paulo. Denísio tratou de convidar o Aguinaldo Charuto Serra, ou Charutinho e eu me incumbi de ligar para Lucílio Baumer: “Lucílio, vamos colocar sua TZ para rodar em Interlagos novamente. Você não quer vir pilotar mais uma vez?” – Dava para perceber o sorriso crescendo no rosto dele só de ouvir a sua vós. “Claro que sim. Quando? Estarei ai.
Assim, mais uma vez pudemos desfrutar mais algumas histórias deste Catarinense campeão da velocidade e amante dos esportes a motor, e claro, desfrutar de sua agradável companhia.
Aproveitando a viagem, Lucílio nos trouxe mais um pouco de material a respeito de sua trajetória no esporte e um divertido texto com os principais destaques de sua carreira no esporte.
Baumer, por Baumer:
“Comecei a andar de moto aos 11/12 anos com uma Jawa (não as dos anos 50, esta era do final dos anos 30/40) garfo estilingue 2 tempos, 3 marchas na mão sepo duro.
Aos 14 anos ganhei a moto do meu Pai, uma moto GUZZi, ano 1956, coisa mais linda.
Aos 16 anos (1963) fiz minha primeira corrida com uma moto feita e preparada por meu Pai, a “Jararaca”. Motorização CZ e o resto uma miscelânea de componentes, oriundos de sucatas. Originalmente esta moto marca CZ foi oriunda do ferro velho de Luiz Bezzi (Santos) amigo de meu Pai. Ganhei a corrida, ganhei a segunda, etc…
Este início foi em Joinville, na pista Emílio Stock Senior. Velocidade na terra.
Motos que marcaram minha vida:
Velocidade na Terra
1 – A Jararaca (protótipo)
2 – A Capiranha (protótipo) feita por mim, motorização RD350 (AR) preparado. Adaptada para Terra (aro 21 frente, freio a disco, carroceria da XL250 ano 1976, etc…)
3 – Protótipo com motor CB450 construída por mim no estilo Short Track americano/Spedway. Também tinha apelido, mas não lembro os apelidos eram dados pelos fãs.
Velocidade asfalto
1 – Yamaha RD350 com Kit TR3. (Veloz com uma boa relação peso potência).
2 – Yamaha TZ 350F chassis Nico Backer (desempenho sem comentários).
3 – Yamaha TZ250 ano 1983. A minha melhor moto. Se adaptou bem ao meu tipo físico.
4 – Yamaha TZ250 DeltaBox
PRINCIPAIS CONQUISTAS:
1 – Vice-Campeão Brasileiro categoria Esporte até 500cc (1975) Yamaha 350cc
2 – Campeão Brasileiro categoria Esporte até 380cc (1978) Yamaha preparada kit TR3
3 – Campeão Brasileiro categoria 350 especiais (1980) Yamaha TZ 350
4 – Campeão Paranaense categoria 350 (1977)
5 – Campeão Catarinense categoria 250cc (1988)
6 – 3º colocado Latino Americano 350 Especial (1980) Yamaha TZ 350
7 – 5º Colocado Latino Americano 350 Especial (1981) Yamaha TZ 350
8 – 1º lugar Copa Internacional Centro Motobilistico Uruguai (1984) Yamaha TZ250
9 – Vice Campeão Paulista (1984) Yamaha TZ250
10 – Vice Campeão Paulista (1985) Yamaha TZ250
11 – Em Joinville, pista Emílio Stock Senior, 5 anos invicto (1975 à 1979) categorias 250 e Força Livre (Velocidade em pista de Terra).
PARTICIPAÇÕES DESTACÁVEIS:
1 – Copa Brasil (Internacional) Interlagos (1980)
2 – Latino Americano Venezuela (1980)
3 – Latino Americano Chile (1981)
4 – Copa Brasil (1981)
5 – Gran Prix da República Argentina (1981)
6 – Gran Prix da República Argentina (1982)
7 – 100 milhas Daytona (Fórmula II) – 1984
8 – Campeonatos Brasileiros a partir de 1975 (Moto Velocidade)
FRUSTAÇÕES:
1979 – 1º ano na categoria Especial com a TZ 350F novinha. Foi um desastre, a forma de pilotar era diferente em relação as minhas motos anteriores. Porém, aprendi rapidamente! O restante foi só alegria.
LIÇÕES DO ESPORTE:
Com vocação e determinação tudo é possível. Sendo seu único adversário, o “tempo” e, se ele te vencer hoje, continue na luta, pois o vencerás amanhã. Lembre-se, sua espiritualidade é eterna.