- Stats: 1379 4 0
- Author: motostorybr
- Posted: February 14, 2017
- Category: Notícias
Edgard Soares visita o Motostory, desde 1920
Domingo passado, dia 12 de fevereiro de 2016, vai ficar marcado na história do projeto Motostory – A História da Motocicleta no Brasil, como o dia em que a família do mitológico Edgard Soares visitou nossa sede. Edgard Soares, o neto, sua esposa Micaelle e o minúsculo herdeiro Edgardzinho vieram conhecer nosso escritório e nos presentear com alguns dos documentos originais mais importantes da nossa história. “Pode usar à vontade, por favor. Somos todos Motostory! – afirmou Edgard ao término da visita.
Confesso que parecia uma criança perdida em loja de brinquedos ao olhar para toda aquela documentação. Que loucura… Eu já tinha visto parte deste tesouro publicado na própria pagina do face do Edgard. Até já tinha visto pessoalmente uma parte quando o visitei em sua loja. Mas receber aqui, todo este conteúdo, para poder levar adiante nosso projeto… quanta honra!
O material deixado temporariamente sob nosso cuidado, tem uma quantidade incrível de documentos que relatam a saga de uma das mais influentes famílias da nossa história, e que ainda segue, na sua quinta geração, ligada ao motociclismo. Contar os diversos episódios desta verdadeira epopeia levará algum tempo, e por isso mesmo não vou me atentar a detalhes hoje.
Vou apenas aproveitar esta notícia para falar de um dos álbuns deixado conosco. “Não sei te dizer porque este álbum está entre os guardados da minha família, mas data da época do meu bisavô Francisco Soares, mas que todos chamavam de “Paco Soares”. Tem recortes de jornal e fotos originais da década de 1920, retratando o motociclismo do início do século! Divirta-se! – completou Edgard.
Fiquei debruçado neste álbum estes dois dias, pois sabia que ali encontraria uma ligação entre a família de Constante Ceccarelli e sua B.S.A., de Campinas, Francisco Soares (que não aparece nas matérias) e Antonio Lage e sua Harley , personagem principal do álbum. Não apenas eles, mas nomes como Luiz Bezzi (Guzzi), de Santos, SP, Antonio Ardanuy (Guzzi), Kurt Wilhoft (Indian), Guilherme Spera (Triumph), G. Gennaro (Triumph 4 HP), Luigi Zanetti (Harley typo 20), Guglielmo Spera (Harley Typo 23) ou os clubes, como Sociedad Sportiva Paulista, ou Palestra Italia, ou ainda Rio Moto Club, Federação Paulista de Cyclismo (era quem cuidava das atividades também do Motocyclismo), Club Internacional de Cyclistas, Esporte Club Africano, Esporte Club Lorena, entre tantos outros.
As competições relatadas nos jornais mostram três diferentes modalidades: a velocidade, fosse em circuitos menores ou grandes travessias, como São Paulo – Ribeirão Preto – São Paulo, as de regularidade e as chamadas “provas de rampa para motocycletas”.
Com estes documentos em mãos, será possível contar a história de Antonio Lage, e enriquecer o conteúdo que já temos dos Ceccarelli e do Bezzi, além da própria família Edgard Soares, dos primos deles, os Carmona, e muito mais.
Obrigado Edgard e Gislene Soares pelo carinho e confiança. Motostory agradece! Em breve teremos também as histórias da família Soares!